Essa é minha casa ? :: Instalando Zend Framework no Windows com WAMP

Bom, muita gente usa Windows para produção - sim, sou linuxer, mas não fanático também - então vou dar um "hint" de como criar um ambiente de produção rápida para o Zend Framework .

E como está no título, vamos fazer isso num Windows com wamp server ( Servidor de Apache, Mysql e Php ) instalado e rodando. Bom, eu não fiz um tutorial ainda de como instalar um wamp, mas é facilmente encontrado no Google um monte de tutoriais, e só pra dizer que deixei na mão, podem seguir esse vídeo tutorial aqui.

Instalado e configurado seu wamp, vamos aos passos:

1) Baixe o Zend Framework aqui. Tem o full e o mínimal, baixe o que você precisar.

2) Descompacte o pacote do Zend na pasta 'C:\wamp\apps'. Eu acho mais prático renomear a pasta para simplesmente 'zendframework', assim nas atualizações não precisa mudar as configurações que iremos fazer depois, mas se você lembrar de mudar as configurações depois, pode deixar como está.

3) Abra o arquivo 'C:\wamp\bin\apache\Apachex.x-x\bin\php.ini' e ache a entrada escrito

; Windows: "\path1;\path2"

e acrescente embaixo a linha assim

; Windows: "\path1;\path2"
include_path = ".;c:\wamp\apps\zendframework\library"

No arquivo 'C:\wamp\bin\php\phpx.x.x\php.ini' faça a mesma coisa. Com isso, o zend library vai estar incluso no PATH do phpe você vai poder usar a biblioteca dele em quyalquer aplicação que você criar em sua máquina. EM SUA MAQUINA , não em outra. Se você fizer uma aplicação na sua máquina e mudar para outro lugar ( um servidor de hospedagem por exemplo ), isso não vai funcionar, a não ser que o outro lugar tenha lido meu artigo :D

4) Agora, configuremos o Zend Tools. Para isso, clique no ícone 'Computador'. Como estou no Windows 7, vai abrir a janela 'Painel de Controle\Sistema e Segurança\Sistema'. Clique no link 'Alterar configurações', e irá abrir a janela 'Propriedades do sistema'.
Clique na aba 'Avançado' e então no botão 'Variáveis de ambiente'. Na janela que abrir, clique na linha com 'PATH'e depois no botão 'Editar'.
Na janela que abrir, coloque no fim do campo o trecho

;C:\wamp\apps\zendframework\bin

Não esquece do ponto e vírgula, que serve para separar caminhos do PATH do Windows, sem isso os dois últimos PATHs não funcionarão.

5) Após isso, abra o 'Power Shell' ou o velho 'cmd', digite

C:\> zf show version

Se aparecer

C:\> zf show version
Zend Framework Version: x.x.x

Então está tudo funcionando e você poderá usar tudo do Zend em seu Windows normalmente.

Até a próxima rodada.

Comentários

  1. Fala Brother se como faço pra instalar o zend no EASYPHP sou noobão e assumo (fazer o que né?), mas queria muito trabalhar mexer no ZEND mas não consigo faze-lo funcionar, e WAMP pra mim não é opção. Tem condis de ajudar?

    ResponderExcluir

Postar um comentário